Discografia

IMG_9685.jpg

Toda discografia está à venda na loja ou disponível nas plataformas de
streaming!

  • Black Facebook Icon
  • Black Spotify Icon
  • Black Apple Music Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon
Renata Gelamo foto

Improvisions I: Sand Castles 2022

sandcastles.jpg

"Improvisions 1: Sand Castles" é o primeiro álbum do duo de guitarra e voz formado por Rodrigo Bragança (guitarra) e Tarita de Souza (voz). Concebido e gravado no período de pandemia entre 2020 e 2021, o projeto fala mais através da língua dos sons do que de palavras sobre experiências de confinamento, luto, privações e, principalmente, de um sentimento de transformação e esperança no renascer de novos tempos que ainda virão.

 

Composto inteiramente de improvisações livres, "Improvisions 1: Sand Castles" desenha paisagens sonoras inspiradas em imagens, poemas e estímulos musicais como timbres, motivos melódicos e rítmicos. O ponto de partida é a abertura dos canais de percepção auditiva e o diálogo entre uma guitarra vestida de efeitos e processamentos e uma voz que é, antes de tudo reconfigurada, re-significada e tratada como um instrumento musical.

 

Com as antenas ligadas e afiadas, os dois instrumentos conversam francamente bem na frente do ouvinte e o convidam a uma viagem pra algum outro lugar que certamente não é o Planeta Terra.

Os olhos escutam, a alma canta 2021

capafinaltratore.jpg

Os olhos escutam, a alma canta é o terceiro álbum da artista.  O conceito foi aproximar o processo de produção musical à linguagem da fotocolagem, pela soma de camadas e pela utilização de diversos materiais, criando assim, texturas. Uma música feita para criar imagens.

 

Em relação aos trabalhos anteriores, o álbum apresenta a Tarita instrumentista. Além da voz, ela gravou violões e piano.

Outro aspecto singular foi o tratamento vocal onde o objetivo foi revelar as diferenças, as múltiplas possibilidades do uso da voz, tanto na gravação quanto na mixagem. A presença das aberturas vocais é uma assinatura da compositora e nasceu da sua trajetória de trinta anos como cantora e regente coral. 

 

São seis canções agrupadas em pares, em parceria com três produtores musicais diferentes: Conrado Goys, Rodrigo Bragança e André Mehmari. Além dos coprodutores mencionados, participam do projeto: Tatiana Parra, voz, Alisson Amador, vibrafone e Jacira de Souza, letra.

veja mais sobre o álbum aqui

encarte.jpg
Tarita_cover.jpg

A árvore e o vento 2014

"Tarita, me sinto sentado no banquinho no canto da sua sala pra dizer que seu CD é singular porque mistura e fala da história brasileira que atingiu a muitos que se tornaram brasileiros, amantes da poesia, da pintura, da arquitetura, da medicina, das artes, das vozes e da música com cheiro de mato, misturada e miscigenada que nos representa.  A impressão é que você fez um mapa com o endereço de uma casa onde a conversa sobre o tempo, sobre o vento e sobre o bem-querer é mote permanente."

Egberto Gismonti

O download do disco pela loja incluí o encarte completo

Fotos das gravações

A árvore e o vento, primeiro disco solo da Tarita,  é a maturação de anos de trabalho. O álbum, de onze faixas, traz cinco canções inéditas de  autoria da própria Tarita de Souza e duas da lavra de jovens compositores, Fred Martins e Elder Costa. Também estão lá sucessos consagrados da MPB, como D. Benta e Canavial, de Ivan Lins/Vitor Martins, e Viramundo, de Gilberto Gil/Capinan. Os músicos que acompanham a cantora são seus parceiros e amigos de longa data: Thais Nicodemo (piano), Neymar Dias (baixo acústico e viola caipira), Daniel Conti (violão) e Kabé Pinheiro (percussão). As participações especiais são de Renato Braz, André Mehmari, Caito Marcondes, Toninho Carrasqueira, Ivan Vilela e Bruno Menegatti. Os arranjos, da própria Tarita de Souza, deixam transparecer a formação erudita da compositora e sua habilidade em trazer para o universo clássico a  cadência e a riqueza da música popular brasileira. A produção musical é assinada por Tarita, em parceria com o violonista e compositor Mario Gil, responsável também pela gravação e mixagem do disco.  A distribuição está a cargo da Tratore. 

Thais Nicodemo
Thais Nicodemo

Gravando os pianos no estúdio Cachuera

press to zoom
Ivan Vilela e Bruno Menegatti
Ivan Vilela e Bruno Menegatti

Gravação da faixa Poema Velho no estúdio Dançapé

press to zoom
Thais Nicodemo e Neymar Dias
Thais Nicodemo e Neymar Dias

no elevador de casa

press to zoom
Thais Nicodemo
Thais Nicodemo

Gravando os pianos no estúdio Cachuera

press to zoom
1/13
capa.jpg

crisálida 2019

Thais Nicodemo & Tarita de Souza DUO

Crisálida é o primeiro disco do duo formado pelo cantora Tarita de Souza e pela pianista Thais Nicodemo. O presente álbum é em comemoração aos dez anos do duo, inteiramente autoral, de característica camerística, explorando a atuação multifacetada das artistas que são: compositoras instrumentistas, arranjadoras e produtoras. Neste projeto, a voz e o piano interagem de maneira orgânica, sem protagonismos, apresentando também a característica instrumental da voz.

SINGLES

feat.

press to zoom
Inimar dos Reis 2010
press to zoom
press to zoom
Ritamaria 2013
press to zoom
Zé Modesto 2015
press to zoom
Rodrigo Bragança 2019
press to zoom
1/1